Consulte e faça a sua reserva (20% desconto à vista ou 12x sem juros)

Site Seguro - Comodo SSL - Cielo, Visa, Mastercard, Elo, Amex, Diners, Boleto e Depósito
Comentários positivos no Google - Nota 4.1/5
Guia Fortaleza

Ecoturismo

Trilhas, mergulhos, passeios e muitas aventuras com o ecoturismo em Fortaleza

Caminhar por entre belas paisagens é uma das formas mais simples de conhecer a natureza. Repleto de trilhas bem-estruturadas, Fortaleza é um espaço propício à atividade. Através do turismo ecológico, além das caminhadas, o visitante pode usufruir de cavalgadas, mergulhos em águas doces ou salgadas, passeios de barco ou a simples observação da natureza, prazeres que se renovam em cada paisagem.

Voltado para ambientes naturais, o turismo ecológico se caracteriza, principalmente, pela interação homem-natureza. É também compreendido popularmente como o turismo-natureza, indo além da simples observação, que propicia ao visitante um entendimento ecológico e científico do meio-ambiente natural. Esse tipo de turismo utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista, através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar da população envolvida.

Onde ir e praticar o ecoturismo

Parque Ecológico do Cocó

Com cerca de 446 hectares preservados, o Parque Ecológico é cortado pelo Rio Cocó, maior curso de água na área urbana da capital com 45 quilômetros de extensão.

Considerado um dos maiores parques em área urbana da América do Sul, ele é localizado em Fortaleza, daí suas funções de caráter polivalente: proteção e educação ambiental, lazer, técnico-científico etc.

A área possui duas entradas, uma pela Av. Engenheiro Santana Júnior e Rua Andrade Furtado e outra pela Av. Sebastião de Abreu – Papicu.

O que fazer

  • Nos limites do Parque é possível realizar um passeio de barco pelo Rio, apreciando toda a beleza da sua fauna e flora
  • Sua infraestrutura de lazer compreende quadras esportivas, pistas de cooper, anfiteatro e lanchonetes
  • Percorrer as trilhas ecológicas do Parque é também uma boa opção
  • Atividades promovidas pelo Projeto Parque vivo, de visitação e conscientização ecológica para preservação do mangue

Parque Adahil Barreto

Conhecido como antigo Parque do Cocó, cobre uma área de 44 hectares onde predominam manguezais e o verde de árvores típicas da flora cearense. Conta com um amplo espaço urbanizado para atividades de lazer.

Está localizado na Rua Mal. Virgílio Borba, s/n – São João do Tauape.

Parque Estadual Marinho da Pedra da risca do Meio

Em Fortaleza, existe um verdadeiro santuário ecológico, localizado no fundo do oceano, um importante pólo de turismo ecológico, além de um verdadeiro laboratório de pesquisas. Lá os estudantes e pesquisadores poderão observar a fauna e flora marinha ao vivo, seus hábitos, relações e importância no ecossistema.

Além de ser um dos melhores pontos de mergulho de Fortaleza é um importante ponto de pesca. No entanto, é proibida a pesca indiscrimada, a captura de lagostas, a lavagem de porões de qualquer tipo de embarcação e o descarte de lixo de qualquer natureza. A fiscalização e a administração estão a cargo da SEMACE.

No parque, é possível a prática da pesca de linha com anzóis de forma esportiva ou artesanal. Também é uma excelente área de mergulho livre autônomo para observação ou pesquisa.

Principais pontos de mergulho: Avião (29m), Pedra Nova (19m), Cabeço do Arrastado (21 a 23m), Pedra do Mar (24m). Lembrando que alguns desses pontos exigem credenciamento avançado.

As principais espécies encontradas no parque são: a Tartaruga Marinha, o Golfinho (ou boto), Tubarão Lixa (Ginglymostoma cirratum), Arraia ou Raia Manteiga (Dasyatis centroura), Lagosta, Paru Preto (Pomacanthus paru), Peixe Anjo (Holacanthus ciliaris), Biquara (Haemulon plumieri), Moréia, Paru Cinza, Trombeta, Cangulo Velho, corais, esponjas entre outros.

O parque está localizado a cerca de 18 km do Porto do Mucuripe, a uma profundidade que varia de 23 a 29 m. Só é possível chegar de barco (uma hora e meia de viagem) e com instrutores que conheçam bem o local.

Oferece curso de mergulho com a duração de duas semanas. Na inscrição estão inclusos aluguel do equipamento e batismo (primeiro mergulho) no Parque.

Informações com o Projeto Netuno
Rua Osvaldo Cruz, 2453 – Fortaleza – CE
Telefax: (85) 3264-4114

Pratique o ecoturismo!

Compartilhar
Veja Também
Praias Costa Sol Poente

As famosas praias do Litoral Oeste: Jericoacoara, Cumbuco, Taíba, dentre outras

Programe-se em Fortaleza

Agendas com a programação de arte, cultura, eventos, shows e festas em Fortaleza

Fortaleza, a capital

Informações sobre Fortaleza, a capital cearense, suas atrações, vídeo e dados gerais.